• Fernando Braga

Encontrando a Visão de Futuro

Em algum momento de sua vida, os empreendedores vão se deparar com uma dúvida muito incômoda, difícil de ser respondida: “Para onde devo migrar com as transformações do mercado? Que novas oportunidades devo aproveitar para superar o desaparecimento de antigas demandas? Que novos negócios devo estruturar?”


Outro momento muito provável é um esgotamento com determinada atividade ou ramo de negócios e um grande desejo de mudança, provocando uma mobilização para fazer algo diferente e desbravar novos campos. Quando se encontram nestas situações, as pessoas geralmente têm muita clareza sobre o que não querem ser, do que querem se livrar ou o que não querem mais fazer. Uma espécie de “visão negativa”.


Esta tem sua importância, mas não é suficiente. Para definir novos rumos empresariais e profissionais, é necessária uma visão de futuro.


A visão precisa trazer uma forte mobilização para ser efetiva e ajudar o empreendedor a sustentar a energia e o foco na construção dos novos caminhos. Uma “visão negativa” pode ajudar em algumas escolhas mas não vai promover o encaminhamento para gerar resultados concretos. Se você se planejar assim a tendência é a continuidade do sentimento de desorientação.

Sobre o Autor:

Fernando Braga é Engenheiro eletrônico (UFPE), treinado em empreendedorismo e inovação no King's College London e mestre em gestão pública e políticas públicas, com mérito, pela University of London. Tem mais de 10 anos de experiência em consultoria em gestão para empreendedores e gestores em diversas áreas como saúde, hotelaria, setor imobiliário, comunicação e marketing, educação, engenharia, comércio, serviços empresariais, indústria e setor público.


0 visualização