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Coworking: por que investir nessa estratégia?

Trabalhar em home office pode ser uma ótima opção quando se está começando um novo negócio, pois torna possível economizar dinheiro e ser totalmente dono das horas do seu dia. Entretanto, os profissionais que atuam por conta própria muitas vezes compartilham do mesmo problema: o isolamento. Trabalhar sozinho pode ser muito monótono e, às vezes, pouco produtivo para quem não tem muita disciplina e se distrai facilmente em casa.



Outro ponto que acaba tornando o home office pouco efetivo a longo prazo é que, conforme o seu número de clientes aumenta e o seu negócio cresce, trabalhar em casa passa a não atender completamente as suas necessidades. O profissional precisa, por exemplo, se dividir cada vez mais entre as atividades básicas de um escritório, como filtrar ligações ou separar correspondências, e as demandas específicas da sua atividade – aquelas que efetivamente irão garantir a sua renda.


Atender clientes ou prospects pessoalmente também pode se tornar uma dificuldade, já que aquela reunião em uma mesa de cafeteria passa a não soar mais tão profissional. Isso sem falar na perda considerável do networking e da troca de ideias e experiências que acontece quando se divide um espaço com pessoas de outras áreas e diferentes visões de negócio.


Foi a partir desta necessidade cada vez mais crescente dos profissionais de saírem de suas bolhas que nasceu o conceito de coworking corporativo. O termo consiste, basicamente, em uma tendência mundial para um novo padrão de trabalho que tem como objetivo incentivar o convívio, troca de ideias, networking e colaboração entre profissionais que podem ser de diferentes áreas - tudo isso presencialmente e realizado em um escritório físico compartilhado.


        O conceito de coworking surgiu há mais de dez anos, nos Estados Unidos, mas só chegou ao Brasil em 2008. De lá pra cá, tem se mostrado uma alternativa promissora para os empreendedores e donos de pequenas empresas que desejam ter as facilidades de uma sala comercial, mas sem os altos custos operacionais gerados por um espaço próprio.



         Entre os benefícios trazidos por um espaço de coworking estão, por exemplo, toda a estrutura que um escritório precisa, como mobiliário, equipamentos como impressora e scanner, internet, serviço de recepcionista e correspondência, salas de reunião, além de maior segurança para empresários e clientes. Isso sem falar nas vantagens trazidas pelo convívio diário com outros empreendedores, que podem até gerar parcerias inesperadas e de grande sucesso.

Brinde empresarial, lápis personalizado, material gráfico do workhall coworking

Em resumo, optar por um escritório compartilhado é uma alternativa que pode trazer benefícios muito além da simples redução de custos ou do fato de não precisar mais se preocupar com tarefas administrativas e a infraestrutura da empresa. Neste sentido, o coworking proporciona aos profissionais a oportunidade de interagirem entre si, estimulando a criatividade, a produtividade e a sociabilidade.




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